Você sabe quais são os prazos de recadastramento do INSS 2020? Sabe sobre a prova de vida? O dia máximo de solicitação? Se a resposta for negativa! A seguir você tirará um pouco as suas dúvidas.
Para que serve o recadastramento do INSS?
O recadastramento do INSS serve e é necessário realizar anualmente, pois só assim os beneficiários poderão continuar recebendo o pagamento.
Pois, caso após o cadastramento, não for realizado o recadastramento, os beneficiários poderão perder o privilégio ou ser bloqueado, devido a isso esse processo deve se fazer com muita atenção.
O recadastramento dos aposentados do INSS é um processo considerado simples, porém é preciso e exigido atenção dos seus beneficiados.
Porque esse processo além de se acompanhar, também tem um período de cumprimento, e caso não seja realizado o resultado disso poderá ser a suspensão do privilégio.
Então fique atento ao dia dado a você fazer o recadastramento do INSS.
Prazos de Recadastramento do INSS
A comprovação de existência do INSS deve ser feita anualmente.
O prazo de recadastramento é definido pela agência na qual é recebido o benefício, sendo assim poderá variar de acordo com o banco.
Portanto a comprovação de existência (recadastramento do INSS) poderá se realizar da seguinte forma:
- Data de nascimento do beneficiário;
- Data do concedimento do benefício;
- Um mês antes do vencimento do prazo da última prova.
Mas, não é nenhuma regra, e a fim de evitar aglomeração, os beneficiados conforme critérios predefinidos, são organizados por grupos e por datas.
Ou seja, cada beneficiário deverá se informar diretamente com o banco no qual se recebe o benefício.
Normalmente os bancos utilizam um calendário do recadastramento e comunicam através de mensagens disponibilizadas através dos sites oficiais ou nos caixas eletrônicos.
O que é a Prova de Vida?
A prova de vida, também conhecida por recadastramento do INSS, é uma obrigação feita anualmente pelos beneficiários a fim de provar se a pessoa realmente está viva e assim garantir o recebimento mensal do pagamento do benefício.
Sendo assim o recadastramento do INSS 2020, todos os beneficiários independentes de ser aposentado, pensionista, idade, tipo de privilégio recebido, deverão fazer a comprovação de existência.
Lembrando de quem recebe o benefício há menos de 1 ano após o cadastramento, ou seja, os beneficiários aprovados recente, não necessita fazer o recadastro no mesmo ano.
Porque o recadastramento do INSS é anual. Esse procedimento é feito a fim de evitar possíveis fraudes, para mais informações acesse o site do INSS.
Qual é o prazo de solicitar a comprovação de vida do INSS?
A comprovação de existência poderá ser realizada da seguinte forma: data de nascimento do beneficiário, dia concedido o privilégio, um mês antes do vencimento do prazo da última prova.
Como já foi dito o prazo da confirmação de vida é definida pelo banco o qual é recebido o privilégio, sendo assim poderá variar de acordo com o banco.
Então fique atendo e não perca o dia dado a você!
Publicado por um dos redatores oficiais do Portal Cidadão Br, com o objetivo de manter você sempre bem informado com conteúdo exclusivo e original!