Extrato FGTS – Saiba como consultar agora!

O FGTS foi liberado, dessa maneira, diversas dúvidas surgiram sobre o funcionamento do Extrato FGTS e como conseguir consulta-lo. Portanto, esse artigo reúne todas as informações que você precisa saber para ficar dentro desse assunto.

Toda pessoa trabalhadora ao iniciar o contrato de trabalho passará a ter direitos sobre o FGTS. Mas isto só será possível, se o empregador abrir uma conta em nome dessa pessoa contratada na Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Sendo assim, o empregador passa a depositar 8% do valor do salário desse funcionário mensalmente, durante o tempo de vínculo empregatício.

Portanto, o FGTS é um reserva de emergência, com objetivo de garantir que um trabalhador não perca o amparo em algumas situações. Por exemplo, quando passa pela demissão sem justa causa.

Recentemente, o Governo Federal acabou divulgando algumas regras novas a serem feitas no saque FGTS. Agora o trabalhador em acesso a este benefício anualmente.

O percentual que ficará disponível a saque irá depender do salto total na conta. Dessa maneira, muitas pessoas passaram a se perguntar sobre o Extrato FGTS.

Publicidade

Veja o Calendário Atualizado do FGTS 2020!

Como consultar os valores do seu FGTS?

É muito simples saber qual é o Extrato FGTS, sejam nas contas ativas ou inativas. Ou seja, referente ao atual emprego ou as de outros empregos e saber se o empregador efetua os depósitos corretamente. Basta apenas, saber retirar o Extrato FGTS.

De dois em dois meses, a Caixa fica responsável de enviar o Extrato FGTS no endereço cadastrado onde a pessoa trabalha. Além disso, com todas as informações referentes aos últimos 12 meses.

No entanto, existem várias maneiras de conseguir fazer essa consulta do extrato, quando for preciso. São elas, presencialmente através da agência, pelo celular e até mesmo pela internet.

Consultando o FGTS online

O trabalhador tem em mãos a possibilidade de fazer a consulta do Extrato FGTS utilizando o site da Caixa.

Publicidade

É muito simples, veja só:

  • Entre no site;
  • Selecione a opção “Para Trabalhadores”;
  • Informe CPF, número do NIS, e-mail cadastrado e a Senha Cidadão;
  • O solicitante irá acessar uma página com dados cadastrais tanto do empregador como do empregado, datas de atualizações realizadas em saldo, todo lançamento verificado nessa conta e o Extrato FGTS.

Receba essa informação pelo SMS

O trabalhador, também, poderá ter acesso ao Extrato FGTS através de SMS. Os avisos chegam até o empregador nas mensagens no celular com todas informações necessárias.

Para conseguir esses avisos referente ao saldo FGTS por mensagem de texto, será preciso ter acesso ao site da Caixa com a senha.

Dessa maneira, basta entrar em “Serviços no celular”, cadastrar o número do telefone e aguardar os informativos.

Extrato FGTS - Portal Cidadão Br

Consultar Extrato FGTS utilizando o e-mail

É muito simples ter acesso ao extrato FGTS utilizando o e-mail, basta você:

  1. Entrar no site da Caixa;
  2. Fazer o login em sua conta;
  3. Optar pelo recebimento das informações do FGTS, selecionando “Extrato FGTS por e-mail”;
  4. Informar o seu endereço eletrônico.

Então, basta apenas esperar o e-mail de confirmação e usufruir todos os meses do seu Extrato FGTS.

Aplicativo FGTS: acessando seu extrato!

No aplicativo FGTS, o solicitante poderá consultar todos os dados referentes ao FGTS, inclusive extrato, através do celular. Ao se cadastrar, basta o usuário informar o número do NIS e também de outros dados pessoais.

O aplicativo se encontra disponível de forma a ser baixado gratuitamente. Será necessário procurar pelo app na loja de aplicativos do seu celular.

Extrato FGTS e as agências da Caixa Econômica Federal

Se você preferir, poderá contar com a alternativa de retirar o Extrato FGTS presencialmente. Sendo assim, basta ir até alguma agência da Caixa perto de você.

Caso esse trabalhador tenha o Cartão Cidadão e a senha, também é permitido fazer uma consulta nos postos de atendimento.

Não deixe de fazer a pesquisa, sempre quando for necessário, por se tratar de um processo complexo.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o!

Aprenda também a tirar o Extrato INSS – Rápido e Fácil!