Resultado da Perícia INSS – Consulte o seu

O resultado da perícia INSS é aguardado ansiosamente por quem procura o benefício do auxílio doença, porém não sabem a maneira de consultar o resultado.

Então a fim de se entender melhor o funcionamento do sistema, saiba, o INSS faz parte do Ministério da Previdência Social.

Publicidade

Esse, é o órgão o responsável pelo pagamento da taxa e do salário do trabalhador no qual tem sua carteira assinada.

Essa taxa recolhida ao mês, permite disponibilizar vários tipos de benefícios durante o período de trabalho.

O auxílio doença é um deles, é disponibilizado depois de receber o resultado da perícia médica do INSS.

Além desse benefício existem outros benefícios garantidos, exemplo: aposentadoria, pensão devido a motivo de morte, auxílio acidente, dentre outros.

Publicidade

Agendar Perícia INSS – Saiba como

Quem se beneficia da perícia do INSS?

Os cidadãos nos quais cumprem carência de contribuição mensalmente por 12 meses.

A perícia do INSS médica irá avaliar a isenção de carência a doenças previstas na portaria interministerial MPAS/ Nº 2998/2001.

Tais como: doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidente de qualquer causa ou natureza.

Cidadão possuidor de qualidade de segurado, no qual comprove, através de perícia médica, doença ou acidente tornando incapaz trabalhar temporariamente, tem esse direito.

Publicidade

Dessa forma, o empregado de empresa, também tem esse direito, desde que esteja afastado por mais de 15 dias intercalados ou corridos dentro do prazo de 60 dias e também pela mesma doença.

resultado da perícia inss

Maneiras de Conferir o Resultado da Perícia INSS

Uma das maneiras de conferir o resultado da perícia, é pelo portal meu INSS, disponibilizando com qualidade e agilidade.

Assim, não apenas o resultado da perícia mas também todos os processos desenvolvidos pelo INSS estão disponíveis.

Ou seja, o cidadão que fez a perícia do INSS, pode então, através do portal meu INSS, poderá ser conferido às informações, agendar a perícia e consultar o resultado da perícia do auxílio doença.

Portanto, se você só queira saber o resultado da perícia basta seguir o passo a passo do portal meu INSS.

Outra forma é procurando alguma agência próxima para obter o resultado de sua perícia.

Primeiramente, para encontrar um agência e ter o resultado da perícia, precisará utilizar o site do INSS e encontrar alguma agência de atendimento próximo a você.

Portanto, quando estiver no site aparecerá uma opção encontre uma agência, no qual o direciona ao site do INSS e lá terá a opção de localização das agências, ou também, ligando ao número 135.

Como consultar o resultado da perícia INSS?

Primeiramente, o resultado da perícia INSS é dado no mesmo dia da consulta médica, porém, só a partir das 21 horas do dia feito, as informações estarão disponíveis ao interessado.

Antes dessa novidade, o resultado era disponibilizado após 20 dias contado da data de realização da perícia.

Hoje você tem a facilidade da consulta através da internet pelo portal do INSS, ou telefone através do número 135 e presencial através de uma agência de atendimento do INSS mais próximo.

Agora, você tem todas essas informações, fique atento e confira o resultado, pelo portal meu INSS com agilidade e segurança!

Recadastramento do INSS – Veja os Prazos!