Recadastramento do INSS – Veja os Prazos!

Você sabe quais são os prazos de recadastramento do INSS 2020? Sabe sobre a prova de vida? O dia máximo de solicitação? Se a resposta for negativa! A seguir você tirará um pouco as suas dúvidas.

Segunda Parcela do Auxílio Emergencial – Atualizado!

Para que serve o recadastramento do INSS?

O recadastramento do INSS serve e é necessário realizar anualmente, pois só assim os beneficiários poderão continuar recebendo o pagamento.

Publicidade

Pois, caso após o cadastramento, não for realizado o recadastramento, os beneficiários poderão perder o privilégio ou ser bloqueado, devido a isso esse processo deve se fazer com muita atenção.

O recadastramento dos aposentados do INSS é um processo considerado simples, porém é preciso e exigido atenção dos seus beneficiados.

Porque esse processo além de se acompanhar, também tem um período de cumprimento, e caso não seja realizado o resultado disso poderá ser a suspensão do privilégio.

Então fique atento ao dia dado a você fazer o recadastramento do INSS.

Publicidade

Prazos de Recadastramento do INSS

recadastramento do inss

A comprovação de existência do INSS deve ser feita anualmente.

O prazo de recadastramento é definido pela agência na qual é recebido o benefício, sendo assim poderá variar de acordo com o banco.

Portanto a comprovação de existência (recadastramento do INSS) poderá se realizar da seguinte forma:

  • Data de nascimento do beneficiário;
  • Data do concedimento do benefício;
  • Um mês antes do vencimento do prazo da última prova.

Mas, não é nenhuma regra, e a fim de evitar aglomeração, os beneficiados conforme critérios predefinidos, são organizados por grupos e por datas.

Publicidade

Ou seja, cada beneficiário deverá se informar diretamente com o banco no qual se recebe o benefício.

Normalmente os bancos utilizam um calendário do recadastramento e comunicam através de mensagens disponibilizadas através dos sites oficiais ou nos caixas eletrônicos.

O que é a Prova de Vida?

A prova de vida, também conhecida por recadastramento do INSS, é uma obrigação feita anualmente pelos beneficiários a fim de provar se a pessoa realmente está viva e assim garantir o recebimento mensal do pagamento do benefício.

Sendo assim o recadastramento do INSS 2020, todos os beneficiários independentes de ser aposentado, pensionista, idade, tipo de privilégio recebido, deverão fazer a comprovação de existência.

Lembrando de quem recebe o benefício há menos de 1 ano após o cadastramento, ou seja, os beneficiários aprovados recente, não necessita fazer o recadastro no mesmo ano.

Porque o recadastramento do INSS é anual. Esse procedimento é feito a fim de evitar possíveis fraudes, para mais informações acesse o site do INSS.

Qual é o prazo de solicitar a comprovação de vida do INSS?

A comprovação de existência poderá ser realizada da seguinte forma: data de nascimento do beneficiário, dia concedido o privilégio, um mês antes do vencimento do prazo da última prova.

Como já foi dito o prazo da confirmação de vida é definida pelo banco o qual é recebido o privilégio, sendo assim poderá variar de acordo com o banco.
Então fique atendo e não perca o dia dado a você!

Auxílio Emergencial Negado – Como resolver?