O Calendário do FGTS 2020/2021 pode gerar algumas dúvidas. Dessa maneira, é importante ficar atento sobre esse assunto e evitar perder a data de receber o FGTS.
Hoje em dia, o FGTS se encontra dividido em duas categorias de saques, Aniversário e o Imediato.
As duas modalidades seguem um Calendário do pagamento disponível no site da Caixa. O Calendário FGTS 2020/2021 é o próximo cronograma de pagamento, que terá início durante abril desse ano.
Todo trabalhador optante pela categoria de sacar pelo aniversário terá o seu dinheiro liberado já em 2020 e em 2021.
É necessário entender que o Saque-Aniversário irá acompanhar um calendário determinado pela Caixa, realizando os pagamentos dos beneficiários.
O quesito considerado é o mês de nascimento do trabalhador. O benefício tem o seu cronograma, iniciado em 2020, e deverá percorrer os anos seguintes.
Fique atento no tópico a seguir e saiba mais informações sobre o calendário FGTS 2020/2021.
Calendário FGTS 2020/2021: tudo o que é preciso saber!
O cronograma definido do FGTS na modalidade de aniversário é definido pelo mês de aniversário e data para sacar:
- Janeiro e Fevereiro – Abril a Junho de 2020;
- Março e abril – Maio a Julho de 2020;
- Maio e junho – Junho a Agosto de 2020;
- Julho – Julho a Setembro de 2020;
- Agosto – Agosto a Outubro de 2020;
- Setembro – Setembro a Novembro de 2020;
- Novembro – Novembro a Janeiro de 2021;
- Dezembro – Dezembro a Fevereiro de 2021.
Se optar pela categoria de aniversário, o trabalhador precisa comunicar a Caixa Econômica Federal sobre esse pedido, entretanto, não há obrigação de fazer essa escolha.
Qualquer trabalhador com conta no banco da Caixa, terá o valor do dinheiro depositado de forma automática na conta. Isso tudo de acordo com o Calendário do FGTS 2020/2021.
Por outro lado, quem não é correntista dessa rede precisará sacar utilizando o Cartão Cidadão. Outra opção é receber, também, diretamente de um guichê de atendimento após a apresentação dos documentos.
No cenário onde a pessoa beneficiada não possui o Cartão Cidadão, ela poderá sacar por meio de algum caixa eletrônico conforme as datas do Calendário FGTS 2020/2021.
Contudo, se o saque é feito em alguma agência, é preciso apresentar alguns documentos de identidade com foto, também a Carteira de Trabalho, o CPF e o Cartão Cidadão ou Senha.
E se o saque não for feito?
Se optar em não fazer, o valor será retornado de forma automática para a conta do FGTS, sem nenhum prejuízo envolvendo rentabilidade do período.
E o Saque Imediato?
Este já passou a ser feito pelos trabalhadores, sacando esse dinheiro até o fim de março do ano de 2020.
Confira como tirar o seu Extrato FGTS e conferir o seu saldo aqui!
Vale a pena fazer o Saque-Aniversário do FGTS?
O FGTS também poderá ser utilizado, obviamente, para poder efetuar pagamentos de contas e até mesmo renegociar algumas dívidas. Tudo de acordo com o que você prioriza financeiramente.
De tal forma, é necessário considerar a possível demissão sem justa causa, e como você irá arcar com as despesas neste caso.
Dessa forma, sacar poderá ser uma excelente ideia. O seu dinheiro poderá render muito mais em alguma outra aplicação, usando-o conforme as suas necessidades.
Por fim, fique atento ao Calendário do FGTS, caso tenha optado pela modalidade de sacar no aniversário.
Gostou desse artigo? Compartilhe-o!
Publicado por um dos redatores oficiais do Portal Cidadão Br, com o objetivo de manter você sempre bem informado com conteúdo exclusivo e original!