Confira se você tem direito ao PIS PASEP 2021!

A distribuição de subsídios do PIS PASEP 2021 será antecipada este ano, ajudando os trabalhadores a enfrentarem a pandemia Covid-19.

Portanto, confira a seguir todas as informações sobre esses benefícios e descubra se você tem o direito de receber.

Publicidade

Se acaso, preencha todos os critérios mencionados neste artigo, por último será possível conferir o calendário do PIS PASEP 2021 e saber a data de saque do dinheiro.

Então, continue lendo e conheça todas essas informações importantes e não perca o prazo do PIS PASEP 2021.

Saiba mais sobre o saque FGTS 2021 e quem tem direito?

PIS PASEP 2021

pis pasep 2021

O PIS PASEP é a unificação dos recursos arrecadados do Programa de Inclusão Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Diante disso, o primeiro abono é destinado os trabalhadores do setor privado e o segundo aos trabalhadores do setor público. De acordo com calendário divulgado pelo banco considera o mês de nascimento do trabalhador, o PIS é recolhido pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é pago no Banco do Brasil (BB) e leva em consideração o número de registro final do servidor.

Ambos os pagamentos foram instituídos na década de 1970 e funcionavam como 14º salário do trabalhador no âmbito da “Consolidação das Leis do Trabalho” (CLT). No entanto, nem todos os cidadãos podem receber o subsídio porque certas condições devem ser atendidas. A CEF e o BB divulgaram em fevereiro aos trabalhadores nascidos entre março e junho a retirada do PIS PASEP 2021 aos trabalhadores nascidos entre março e junho e beneficiários com número final de 6 a 9. Contudo, esses valores foram creditados:

Publicidade

  • Aos trabalhadores do setor público: nas contas correntes dos bancos;
  • Aos trabalhadores do setor privado: na conta à ordem do titular de uma conta-corrente já no banco ou na caderneta de poupança digital (Caixa TEM, conta utilizada no pagamento de atendimentos emergenciais) criada automaticamente de forma gratuita.

O calendário de pagamento PIS PASEP 2021, sobretudo, começou em 2020, levando em consideração o mês de nascimento do setor privado e o número de matrícula final (Pasep) dos servidores.

Quais os critérios?

Com o aumento do salário mínimo em janeiro, o valor do abono salarial varia de R$ 92,00 a R$ 1.100,00 baseado no número de meses de trabalho do ano base 2019. Entretanto, somente quem trabalhou por 12 meses pode receber o valor integral 2019. Aliás, você é elegível a um bônus salarial, se tem um contrato formal de pelo menos um mês em 2019, contrato formal médio e pelo menos um mês de participação em atividades remuneradas.

Além disso, você ainda deve participar do PIS PASEP 2021 por no mínimo cinco anos e ter os dados atualizados na “Lista Anual de Informações Sociais (Rais)” ou “eSocial” conforme a categoria da empresa. No entanto, o valor de recebimento do empregado é diretamente proporcional ao tempo de trabalho no ano base. Sendo assim, o valor do PIS PASEP 2021 é o resultado da multiplicação dos meses de trabalho com valor do salário mínimo vigente e, posteriormente, da divisão desses meses por 12.

Como consultar?

Ao sacar o PIS PASEP 2021, o trabalhador com cartão de cidadania e código de registro, portanto, pode ir até o terminal de autoatendimento ou à lotérica. Se acaso não possua o cartão de cidadania, pode receber o dinheiro em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação. Além disso, pode-se obter informações sobre o PIS através do telefone 0800-726-02-07.

Publicidade

Os trabalhadores, também, podem agendar consultas em “Pagamento de Consulta” no site. Portanto, é preciso ter o número do NIS (PIS Pasep). Contudo, os funcionários públicos com direito ao PASEP precisam verificar se possuem depósitos em conta. Se acaso isso não aconteça, eles precisam procurar uma agência do banco do Brasil e mostrar o documento de identidade. Confira mais informações sobre o PASEP, ligando no Banco do Brasil através do telefone 0800-729 00 01 ou acessando o site.

Calendário PIS PASEP 2021

Então, confira abaixo o calendário completo do PIS PASEP 2021 e saiba quando poderá receber o seu benefício este ano e não perder o prazo:

Mês de Nascimento Recebem a partir de
Julho 16/07
Agosto 18/08
Setembro 15/09
Outubro 14/10
Novembro 17/11
Dezembro 15/12
Janeiro 19/12
Fevereiro 19/12
Março 11/02
Abril 11/02
Maio 17/03
Junho 17/03

Programa Casa Verde e Amarela X Minha Casa Minha vida