whatsapp
Publicidade

FGTS extraordinário ainda pode ser resgatado por 12 milhões de trabalhadores!

Publicidade
Compartilhe com seus amigos e familiares:

Os servidores que não sacaram o valor disponível do FGTS extraordinário dentro do cronograma de saque originalmente previsto ainda receberão o pagamento.

A CAIXA que distribui os pagamentos, anunciou que até 15 de dezembro deste ano, mais de 10 milhões de funcionários precisavam resgatar seus pagamentos.

Publicidade

Segundo o site Gov.br, o prazo de solicitação de saque do FGTS foi até o dia 12 de dezembro.

Caso o correntista não retire o valor até dezembro, o valor será devolvido à conta do Fundo de Garantia com as devidas correções e não haverá mais a possibilidade de saques especiais.

Por meio dessa medida, 45,2 milhões de funcionários puderam sacar recursos de suas contas do Fundo de Garantia este ano, com os brasileiros sacando um total de 30,98 bilhões de reais.

O número superou expectativas inclusive do próprio banco, que espera que mais de 40 milhões de servidores no Brasil inteiro retirem cerca de R$ 30 bilhões.

O calendário ajustado começa em 20 de abril de 2023, para os empregados que nasceram em janeiro e termina em 15 de junho, para os aniversariantes em dezembro.

Saiba mais informações a esse respeito do FGTS extraordinário a seguir.

FGTS extraordinário ainda pode ser resgatado?

Os interessados ​​que desejam fazer a solicitação do saque do FGTS extraordinário podem realizar o processo totalmente online, não sendo necessário atendimento presencial, basta:

  1. Acessar o app oficial do FGTS em seu smartphone
  2. Colocar as suas informações de acesso solicitados
  3. Seguir as orientações do aplicativo para receber o valor.

Através do aplicativo também é possível consultar valores, atualizar informações e retirar pedidos de saque, mantendo os valores em caixa.

A maior parte dos servidores recebe automaticamente os valores da poupança digital, porém, aqueles com cadastro incorreto devem alterar suas informações e fazer a solicitação para liberar os recursos.

Esse saque especial é uma medida do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para permitir que os trabalhadores utilizem parte do valor acumulado.

O fundo é um modo de acumular dinheiro para situações de despedimento sem justa causa ou necessidades adicionais de um trabalhador.

Dessa forma, para manter o valor acumulado, o Fundo de garantia não permite que o titular retire o valor à vontade.

Existem certas maneiras de fornecer saque com valores pré-estabelecidos e regras a serem seguidas, alguns exemplos são os saques de aniversário, saques de calamidade e por demissão.

Durante o saque irregular, se o saldo da conta estiver positivo ou congelado, o saque não vai ser possível.

Em circunstâncias normais, as razões mais comuns para a proibição incluem pedido de devolução por parte do empregador, determinação judicial, inconsistência de dados e antecipação do saque de aniversário.

fgts extraordinário

Quais serão os valores?

Na época, o valor máximo que poderia ser sacado do fundo era de R$ 1.000 por trabalhador.

Esse valor pode ser muito útil, principalmente no caso de pagamentos de final de ano, uma vez que épocas como o Natal e o Ano Novo muitas vezes podem sobrecarregar os orçamentos dos funcionários.

Os saques não convencionais podem ser um modo de amenizar o orçamento para receber esses pagamentos adicionais.

Além disso, os trabalhadores que desejam solicitar acesso a esse valor podem fazê-lo por meio do app do FGTS.

O aplicativo é grátis e está disponível para dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS.

O prazo para receber é de 2 semanas depois da declaração do valor que deseja receber.

O trabalhador pode indicar que não quer receber saques especiais do FGTS para que sua conta do fundo de garantia não seja descontada.

Neste caso, é preciso acessar o app do FGTS ou ir até uma agência do banco para informar que não quer receber a linha de crédito.

Uma vez creditado na Conta Poupança Sociedade Digital, o colaborador ainda terá a opção de desfazer o crédito de modo automático através dos mesmos canais até 10 de novembro de 2022.

Caso o valor tenha sido creditado na conta poupança digital social do trabalhador e a conta não seja usada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão devolvidos à conta do FGTS com as devidas correções feitas sem prejuízo ao servidor.

Quer ficar por dentro das novidades sobre o FGTS extraordinário? Acompanhe os artigos do nosso blog!

Compartilhe com seus amigos e familiares:
Publicidade