O Novo RG, que vai ser o Documento Nacional de Identidade – DNI, promete trazer mais praticidade e segurança aos brasileiros, reunindo diferentes documentos em formato digital.
Veja como fazer o seu Novo RG de forma prática e rápida agora!
Não será mais necessário carregar vários documentos físicos em situações que exigem comprovação da identidade.
Por ser uma novidade, o Novo RG desperta várias dúvidas, especialmente sobre a partir de quando começará a valer e como solicitar a Identidade Digital.
O que é Novo RG – DNI?
O Novo RG ou DNI é a sigla de Documento Nacional de Identidade, também conhecido como Identidade Digital. Na prática, será um único documento digital que servirá para comprovar a identidade do cidadão.
O Novo RG trará dados biográficos, foto e biometria do titular, assim como um QR code de validação que se renova a cada acesso ao documento.
Sendo assim, não haverá necessidade de apresentar diferentes documentos de papel para utilizar serviços e realizar transações comerciais, por exemplo.
Além disso, o risco de fraudes será reduzido graças aos itens de segurança da Identidade Digital.
O Novo RG – DNI poderá ser acessado por meio de um aplicativo em smartphones e tablets. A princípio, o documento digital conterá os números do CPF, título de eleitor, RG e CTPS.
A emissão da Identidade Digital faz parte do programa Identificação Civil Nacional (ICN), regulamentado pela Lei nº 13.444/2017.
Quando começa a valer o Novo RG? Entenda
A nova carteira de identidade digital usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.
A emissão do novo RG será gratuita, os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.
De acordo com o governo, os documentos continuarão a ser emitidos pelos órgãos estaduais, bem como as secretarias de Segurança Pública. No entanto, terão o mesmo formato e padrão de emissão.
Digitalização
A Carteira de Identidade Nacional terá versão física e virtual, além de permitir a checagem por QR Code, inclusive sem o uso de internet.
Para obter o documento, será necessário fazer um pré-cadastro no aplicativo DNI e depois comparecer a um posto do TSE e validar os dados biométricos (impressões digitais e face).
Quem não possui smartphone ou tablet não precisa ser preocupar, pois os documentos em papel continuarão valendo, mesmo depois que a Identidade Digital entrar em vigor!
O TSE esclareceu que a emissão do DNI não será feita somente para quem já cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral. Porque o programa ICN também coletará as informações dos cidadãos que não fizeram o cadastramento biométrico.
Novo RG – Número da Identidade Digital
O novo modelo de documento adotado pelo governo contará com o CPF como número de registro único. Assim, a identificação será a mesma em todo o país.
Atualmente, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe um novo número de registro. No modelo antigo, seria possível ter até 27 números de RG.
O Ministério do Planejamento ressalta ainda que o número de smartphones no país supera o de cidadãos, além de boa parte da população de baixa renda já ter acesso aos dispositivos móveis. Por isso, é provável que um grande número de brasileiros possa consultar o número do DNI e apresentar o documento sem dificuldade.
Vale ressaltar que cada documento só poderá ser baixado uma única vez e não será possível vincular o celular a mais de uma Identidade Digital.
Como solicitar o Documento Nacional de Identidade?
Veja o passo a passo de como solicitar a Identidade Digital:
Perda ou roubo do celular vinculado ao DNI
Em caso de perda ou roubo do celular vinculado ao DNI, o cidadão terá que comparecer ao TRE e fazer a desvinculação e assim poder cadastrar um novo aparelho. O mesmo ocorre em caso de venda do celular.
Lembrando que na visualizar o DNI no smartphone será necessário informar a senha cadastrada.
Logo, isso impede o acesso por terceiros em caso de perda ou roubo.
Novo RG – DNI físico
A emissão do Novo RG ou DNI está prevista somente no formato digital e físico. Primeiro o cidadão faz a solicitação do documento via física, para depois poder acessar o formato digital.
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Olá, me chamo Amanda, sou graduada em Direito e Ciências Contábeis e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos, deveres e notícias como cidadão!