Novo RG – Conheça seu novo Documento Nacional de identidade – DNI

Publicidade
Compartilhe com seus amigos e familiares:

O Novo RG, que vai ser o Documento Nacional de Identidade – DNI, promete trazer mais praticidade e segurança aos brasileiros, reunindo diferentes documentos em formato digital.

Veja como fazer o seu Novo RG de forma prática e rápida agora!

Publicidade

Não será mais necessário carregar vários documentos físicos em situações que exigem comprovação da identidade.

Por ser uma novidade, o Novo RG desperta várias dúvidas, especialmente sobre a partir de quando começará a valer e como solicitar a Identidade Digital.

O que é Novo RG – DNI?

O Novo RG ou DNI é a sigla de Documento Nacional de Identidade, também conhecido como Identidade Digital. Na prática, será um único documento digital que servirá para comprovar a identidade do cidadão.

O Novo RG trará dados biográficos, foto e biometria do titular, assim como um QR code de validação que se renova a cada acesso ao documento.

Receba novidades em seu e-mail!


Sendo assim, não haverá necessidade de apresentar diferentes documentos de papel para utilizar serviços e realizar transações comerciais, por exemplo.

Além disso, o risco de fraudes será reduzido graças aos itens de segurança da Identidade Digital.

O Novo RG – DNI poderá ser acessado por meio de um aplicativo em smartphones e tablets. A princípio, o documento digital conterá os números do CPF, título de eleitor, RG e CTPS.

A emissão da Identidade Digital faz parte do programa Identificação Civil Nacional (ICN), regulamentado pela Lei nº 13.444/2017.

Novo RG - DNI

Quando começa a valer o Novo RG? Entenda

A nova carteira de identidade digital usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

A emissão do novo RG será gratuita, os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.

De acordo com o governo, os documentos continuarão a ser emitidos pelos órgãos estaduais, bem como as secretarias de Segurança Pública. No entanto, terão o mesmo formato e padrão de emissão.

Digitalização

A Carteira de Identidade Nacional terá versão física e virtual, além de permitir a checagem por QR Code, inclusive sem o uso de internet.

Para obter o documento, será necessário fazer um pré-cadastro no aplicativo DNI e depois comparecer a um posto do TSE e validar os dados biométricos (impressões digitais e face).

Quem não possui smartphone ou tablet não precisa ser preocupar, pois os documentos em papel continuarão valendo, mesmo depois que a Identidade Digital entrar em vigor!

O TSE esclareceu que a emissão do DNI não será feita somente para quem já cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral. Porque o programa ICN também coletará as informações dos cidadãos que não fizeram o cadastramento biométrico.

Novo RG – Número da Identidade Digital

O novo modelo de documento adotado pelo governo contará com o CPF como número de registro único. Assim, a identificação será a mesma em todo o país.

Atualmente, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe um novo número de registro. No modelo antigo, seria possível ter até 27 números de RG.

O Ministério do Planejamento ressalta ainda que o número de smartphones no país supera o de cidadãos, além de boa parte da população de baixa renda já ter acesso aos dispositivos móveis. Por isso, é provável que um grande número de brasileiros possa consultar o número do DNI e apresentar o documento sem dificuldade.

Vale ressaltar que cada documento só poderá ser baixado uma única vez e não será possível vincular o celular a mais de uma Identidade Digital.

Como solicitar o Documento Nacional de Identidade?

Veja o passo a passo de como solicitar a Identidade Digital:

Emissão do DNI - Novo RG 2022

Perda ou roubo do celular vinculado ao DNI

Em caso de perda ou roubo do celular vinculado ao DNI, o cidadão terá que comparecer ao TRE e fazer a desvinculação e assim poder cadastrar um novo aparelho. O mesmo ocorre em caso de venda do celular.

Lembrando que na visualizar o DNI no smartphone será necessário informar a senha cadastrada.

Logo, isso impede o acesso por terceiros em caso de perda ou roubo.

Novo RG – DNI físico

A emissão do Novo RG ou DNI está prevista somente no formato digital e físico. Primeiro o cidadão faz a solicitação do documento via física, para depois poder acessar o formato digital.

Ajude a levar as informações a mais pessoas, compartilhe o artigo!

Compartilhe com seus amigos e familiares: