Acompanhe nosso texto e saiba a função da carta de concessão, o que é e sua funcionalidade, saiba também, como realizar o processo.
Primeiramente, independente do benefício previdenciário no qual o cidadão está buscando, é preciso se certificar o direito, concedido ao devido requerimento.
Nesse contexto, a carta de concessão vai funcionar como um guia, mantendo o beneficiário informado sobre a relação de cálculo do benefício.
Dessa forma também, a instituição financeira na qual será responsável pelo respectivo pagamento.
Este documento vai garantir ao cidadão o direito do privilégio no qual é previsto por lei.
Veja mais informações em relação a carta ao decorrer do texto.
Para que a Carta de Concessão serve?
Primeiramente, trata-se de um documento emitido pelo INSS após a concessão de algum privilégio previdenciário.
Como realizar esse serviço?
A solicitação desse serviço pode ser feita de duas formas diferentes:
Portanto, caso opte por solicitar a carta de concessão pela internet, acesse o portal “Meu INSS” e selecione entrar.
Depois de fazer o cadastro, escolha “carta de concessão” e então emitir o documento.
Mas, se você desejar ir pessoalmente até uma das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social de sua cidade, é necessário fazer o agendamento.
Primeiramente, entre no portal “Meu INSS”, coloque os seus dados, passe pelo captcha e escolha: entrar sem login.
Depois disso, escolha “novo requerimento” e, na barra de pesquisa, escreva “carta” e escolha a opção desejada.
Após isso, basta comparecer na unidade no dia e horário marcado, levando todos os documentos necessários.
Quais são os documentos necessário?
Primeiramente, a documentação necessária é a seguinte: a procuração, um documento de identificação com foto e o número do CPF de seu procurador.
Dessa forma, além de também levar os documentos pessoais da pessoa interessada no serviço.
Passo a passo da consulta a Carta de Concessão
Portanto, se deseja consultar a carta de concessão, pela internet sem precisar ir pessoalmente até algum local, o método é bastante simples.
Caso seja a primeira consulta com o cartão de concessão, vejas as instruções a seguir:
- Entre no portal Meu INSS;
- Clique em “Entrar” e em seguida em “Login”;
- Selecione “Cadastre-se” e realize o seu cadastro;
- Coloque todos os dados necessários e coloque uma senha;
- Quando estiver no portal, selecione “Carta de Concessão”, o qual está localizado no local esquerdo da página, e consulte o seu documento.
Se você deseja verificar a situação do benefício, basta entrar nessa mesma plataforma onde foi solicitado e ver a carta de concessão
Benefício Concedido: O que fazer?
Se foi concedido, mas não entende da carta de concessão, basta verificar o seu banco e o número do privilégio.
Pois, ele pode ser retirado um dia após a solicitação.
Com todos os documentos e a carta, incluindo o comprovante de residência, basta ir a uma agência do INSS e compreender melhor a forma de pagamento.

Publicado por um dos redatores oficiais do Portal Cidadão Br, com o objetivo de manter você sempre bem informado com conteúdo exclusivo e original!