A aposentadoria 2024 já é um tema a ser debatido mesmo agora no final do ano de 2023.
Isso porque novas regras estão sendo implementadas para o ano vigente para quem deseja se aposentar.
Segundo o site Valor Investe, nos últimos 7 anos houve um aumento de 19% no número de aposentados no Brasil.
Com o aumento da qualidade e longevidade dos brasileiros, medidas precisam ser tomadas para conter os gastos com a Previdência Social.
Entenda a seguir, quais são as novas regras para aposentadoria 2024 e quando entrarão em vigor.
Aposentadoria 2024: O que vai mudar?
Já começando no dia 1º de janeiro a idade mínima e pontos necessários vão aumentar para a aposentadoria 2024, ficando da seguinte maneira:
Para homens
- Será preciso ter 101 pontos para se aposentar (antes era 100)
- Possuir no mínimo 64 anos de idade.
Para a regra de idade progressiva, (quando o cidadão não atingiu a pontuação, mas contribui com o tempo de serviço necessário), os critérios são:
- Ter 63 anos e 6 meses (e não mais 63 anos).
Para mulheres
- Será preciso ter 91 pontos para se aposentar (antes era 90).
- Possuir no mínimo 61 anos de idade.
Para a regra de idade progressiva, (quando o cidadão não atingiu a pontuação, mas contribui com o tempo de serviço necessário), os critérios são:
- Ter 58 anos e 6 meses (e não mais 58 anos).
Vale lembrar que a idade mínima deixará de subir 6 meses a cada novo ano em:
- 2031 para as mulheres, fixando-se a idade mínima em 62 anos
- 2027 para os homens, fixando-se a idade mínima em 65 anos.
Quem faz 62 anos em 2024 pode se aposentar se for mulher e possuir o tempo de contribuição definido, mesmo com as novas regras em vigor.
Regras dos pontos aposentadoria por tempo de contribuição
As regras dos pontos foi inaugurada com a Lei nº 13.183/2015, sancionada em novembro de 2015 no Brasil, que introduziu mudanças importantes nas regras de aposentadoria, destacando-se pela implementação da fórmula 85/95.
Este mecanismo permite a aposentadoria sem a aplicação do fator previdenciário quando a soma da idade e do tempo de contribuição atinge 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens.
A lei também prevê um aumento progressivo dessa pontuação, refletindo as mudanças demográficas e a maior expectativa de vida.
Essa legislação foi um passo significativo na reformulação das regras previdenciárias no Brasil, buscando um equilíbrio entre a sustentabilidade do sistema e os direitos dos trabalhadores.
Vale sempre entender que para conter os impactos da previdência, volta e meia são criadas medidas para manter o sistema sempre organizado.
Se você pretende conseguir sua aposentadoria 2024, fique atento aos conteúdos do nosso blog, para ficar informado!
Olá, me chamo Giuliane, sou bacharel em Direito pela UNOESC e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado trazendo notícias relevantes a sua vida!