Abordaremos aqui mais detalhes sobre o alistamento militar online e como deve ser feito.
Quando os jovens brasileiros completam 18 anos precisam se alistar militarmente.
Esta obrigação de cidadãos brasileiros pode deixar muitas pessoas confusas sobre este processo.
Felizmente, no decorrer do texto você conseguirá entender todos os processos para que não falte nada e fique com algum prejuízo.
Aprenda a seguir como fazer seu alistamento militar online.
Alistamento Militar Online: Como fazer?
O alistamento militar é uma obrigação de todos os cidadãos brasileiros, a Junta de Serviço Militar criou um sistema online que funciona exatamente igual como o anterior, o alistamento militar online, basta:
- Acessar o site
- Inserir o seu número do CPF
- Preencher o formulário de alistamento militar.
Quem não conseguir inscrever o seu CPF fazendo esse processo é necessário que vá até a Junta de Serviço munido com sua certidão de nascimento ou prova de naturalização.
Assim, deverá levar a residência ou declaração assinada, junto com um documento oficial com fotografia.
O alistamento gratuito sempre deve ser feito durante os primeiros 6 meses do ano, de janeiro a julho do ano nos quais o jovem terá 18 anos.
Após esse prazo, logo, se tiver passado o prazo, o jovem ainda consegue se alistar, mas, deverá pagar uma multa por conta do dever fora do prazo.
É importante que as pessoas saibam que têm até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade, mas até não ser regularizado terá um débito com o serviço militar.
Esse débito evitará que o cidadão brasileiro consiga:
- Obter o seu passaporte
- Prorrogar a validade do documento
- Ingressar em um emprego CLT
- Ser associado de uma empresa
- Assinar algum contrato com o Governo Federal ou Estadual.
Por esse motivo, é importante que o cidadão brasileiro sempre faça esse dever cívico dentro do prazo, já que caso contrário terá muitos problemas no decorrer da vida para conseguir fazer diversas atividades.
Divulgação dos resultados
Após completar o processo de formulários é necessário divulgar os resultados, depois de alistado, muitas vezes é possível solicitar o adiamento da incorporação.
A partir disso, conseguirá ter um ato de transferência de uma classe para outra depois da sua, permitindo que consiga a uma seleção para servir dentro de um quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Caso seja interesse do solicitante, este pedido deverá ser protocolado e feito através da Junta de Serviço Militar, mais próximo da residência.
Durante o período de alistamento ou Comissão de Seleção durante o processo seletivo e enquanto os resultados não saem.
Outra questão que é importante mencionar é que aqueles que são estudantes de medicina, farmácia, odontologia ou veterinária permitem adiar a incorporação até o término do curso.
Nessa parte, deverão servir como temporário médico, farmacêutico, dentista ou veterinário que permitam a participação da seleção.
É importante lembrar que pessoas com deficiência também devem se alistar.
Quando a necessidade especial é visível, a pessoa pode levar até o local seu parecer médico e fazer uma solicitação de Certificado de Isenção do Serviço Militar.
Porém, as pessoas absolutamente incapazes, aquelas que não contam com discernimento para a vida civil, podem solicitar este documento através de um tutor ou curador legal.
Outros casos de dispensa são para aquelas pessoas que são o único sustento da família.
É preciso que apresente à Junta de Serviço Militar os documentos que comprovem esta questão.
Além de documentos como certidão de nascimento dos filhos, certidão de nascimento, comprovante de renda, entre outros documentos.
Assim, na maioria dos casos quando se apresentam estes documentos é possível ter a dispensa antes da seleção.
Quem for dispensado, terá o seu documento que comprove esta questão e não terá problemas com o decorrer de outros documentos ou questões.
Aqueles cidadãos que por algum motivo prefiram fazer atividades administrativas, assistenciais, filantrópicas ou de outra questão, é possível fazer este processo.
É necessário que apresente uma carta de próprio punho alegando consciência que após uma crença religiosa ou convicção filosófica, prefere a realização deste serviço em lugar de uma atividade de caráter que é militar.
Essas são as principais informações sobre o alistamento militar online, acompanhe mais artigos do nosso blog!
Publicado por um dos redatores oficiais do Portal Cidadão Br, com o objetivo de manter você sempre bem informado com conteúdo exclusivo e original!