Abono Salarial – Consulte o seu AGORA!

Muito trabalhador já fica na expectativa em relação ao calendário do abono salarial. Porque é um dinheiro pode ajudar muito ao trabalhador, princialmente, nas dívidas

Embora seja um direito do trabalhador, não são todos que o têm realmente. Pois é preciso cumprir alguns requisitos. Como por exemplo, limite de renda mensal, entre outras exigências de saque.

Publicidade

Então, aprenda como consultar se você quiser saber se terá direito ao abono.

Abono Salarial

O Abono Salarial é uma quantia paga todos os anos à alguns trabalhadores. O direito é garantido a aqueles que atuaram em empresas privadas ou órgãos públicos. Também, devem ter contribuído com o PIS (Programa de Integração Social) ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Em alguns casos, a quantia pode corresponder ao valor do salário mínimo, tornando ainda mais atrativo recebê-lo.

Quem tem direito?

O trabalhador que recebeu até dois salários mínimos mensais de carteira assinada e trabalhou pelo menos 30 dias em 2018 (ano base).

Publicidade

O trabalhador deve estar inscrito no PIS ou no PASEP. Há pelos menos cinco anos com seus dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

No ato do saque é necessário apresentar um documento de identificação e o número do PIS/PASEP.

Veja aqui como consultar o Extrato INSS!

Consulta Abono Salarial

A consulta do abono salarial ou qual valor irá receber, pode ser feita nas formas a seguir:

  1. Caixa Econômica: tendo o Cartão Cidadão é possível consultar no autoatendimento. Além do cartão em mãos, é realmente importante ter a senha também;
  2. Casas Lotéricas: é possível conferir se dirigindo a uma das Casas Lotéricas e nesse caso, também, é necessário ter a senha do Cartão Cidadão;
  3. Agências do Banco do Brasil: se a pessoa não possui Cartão Cidadão, não poderá fazer consulta do abono salarial nos bancos ou Lotérica. Por isso, com os documentos pessoais em mãos, a pessoa deve se dirigir a uma agência fazer a consulta;
  4. Telefone: outra forma de fazer consulta abono salarial é através do telefone. Pessoas cadastradas no PIS devem ligar no número: 0800-726-02-07. Pessoas cadastradas no PASEP devem ligar no: 0800-729-00-01;
  5. Site da Internet: é possível fazer a pesquisa através do site da Caixa ou ainda através do Aplicativo do FGTS pelo celular. Nessa consulta, a pessoa precisa do número do NIS (PIS/PASEP) e acessar a aba “Consultar Pagamento”.

Como Sacar o Abono?

Após saber se irá receber abono salarial, saiba que há algumas possibilidades de sacá-lo e podem ser bem diferentes.

Publicidade

Por exemplo, ao sacar o abono salarial do PIS, o trabalhador deverá possuir o Cartão Cidadão e sua respectiva senha. Alem disso, poderá sacar seu abono em terminais de autoatendimento do bancos ou em Casas Lotéricas.

Porém, se a pessoa não tiver o cartão, poderá fazer seu saque em qualquer agência da CAIXA, após a apresentação de documento de identificação.

Aliás, os trabalhadores integrados no PIS devem resgatar seu abono salarial nas agências da CAIXA. Já quem contribui no PASEP, o abono salarial é pago no Banco do Brasil.

Nesse caso, os correntistas ou quem tenham poupança recebem o crédito em suas contas. Caso não seja, pode efetivar transferência para conta de mesma titularidade em qualquer outros bancos ou fazer um saque no próprio Banco do Brasil.

Entretanto, em caso de falecimento do titular, o pagamento será realizado através de alvará judicial e identificação completa do representante.

Calendário de Pagamento

Os trabalhadores que recebem o crédito, já ficam na expectativa para as informações do pagamento. Sobretudo, colocamos abaixo as datas previstas no Calendário de Pagamento do Abono Salarial:

 

Abono Salarial

Fonte: Portal do Fundo de Amparo do Trabalhador.

Valores do Abono Salarial 2020

Por fim, o valor pago de Abono Salarial pode variar de acordo com o tempo trabalhado formalmente em 2018, mas no geral pode ir de R$87 até R$ 1.039.

Além disso, veja também o valor do FGTS!