A medida que altera o trabalho aos domingos e feriados é uma iniciativa legislativa ou regulamentar que visa modificar as regras e condições sob as quais as atividades comerciais podem operar nesses dias específicos.
Esta medida pode ser parte de uma legislação mais ampla relacionada ao trabalho ou uma regulamentação específica focada no comércio.
Entenda a seguir como vai funcionar a nova regra do trabalho aos domingos e feriados para os brasileiros.
Trabalho aos domingos e feriados: Qual é a proposta de mudança do governo federal?
O governo federal está propondo revogar o anexo IV da MTP 671/2021, na qual considera o trabalho aos domingos e feriados permanente, sendo opcional segundo uma conveção coletiva.
A nova regra não visa proibir os trabalhos aos feriados e domingos, mas sim a exigência de uma lei municipal que permita a abertura de estabelecimentos nessas datas.
A medida não será decidida somente pelo empregador, mas sim um acordo coletivo junto ao sindicato de cada setor.
Essa regra afetará 15 categorias de setores, sendo elas relacionadas a supermercados e farmácias, não afetará restaurantes, padarias, feiras livres e outros setores.
As especulações são para que a medida seja adotada em janeiro de 2024, mas até lá haverá muitas conversas entre os envolvidos.
Entenda mais sobre como aconteciam os trabalhos aos feriados e domingos
É interessante entender como ocorrem os trabalhos em feriados e domingos de acordo com as leis atuais, para saber o que pode mudar com as novas medidas.
1. O que diz a CLT sobre trabalhos aos feriados e domingos?
A CLT estabelece que o trabalho aos domingos e feriados é permitido, porém deve ser compensado com folga em outro dia da semana.
A compensação e o pagamento de feriados trabalhados são regulados por convenções coletivas de trabalho.
2. Quem trabalha domingo e feriado recebe dobrado?
Em geral, o trabalho realizado em domingos e feriados deve ser pago em dobro, salvo se o dia for compensado com folga em outra data.
Quem trabalha aos domingos deve ter direito a uma folga compensatória em outro dia da semana.
3. O que acontece se eu me recusar a trabalhar no domingo?
A recusa em trabalhar no domingo pode ser considerada uma falta, a menos que esteja amparada por motivos legais ou convenções coletivas.
Dependendo do setor o trabalho aos feriados e domingos pode ser obrigatório sim.
4. Quantos dias o funcionário pode trabalhar direto?
Normalmente, o limite é de 6 dias consecutivos de trabalho, mas isso pode variar de acordo com o setor e as convenções coletivas.
5. Qual seria o direito do empregado quando seu trabalho prestado em domingos e feriados não é compensado pelo empregador?
O empregado tem direito ao pagamento dobrado pelas horas trabalhadas ou compensação com folga, podendo buscar reparação através de vias legais se esses direitos não forem respeitados.
6. Quais são as implicações legais para empregadores que não cumprem as regulamentações sobre trabalho em feriados e domingos?
Os empregadores que descumprem as normas podem enfrentar sanções legais, multas, e processos trabalhistas.
A medida que altera o trabalho aos domingos e feriados é um assunto complexo que envolve equilibrar as necessidades econômicas com os direitos e bem-estar dos trabalhadores.
Essa medida ainda será muito discutida e debatida, as informações atualizadas sobre o assunto podem ser acompanhadas aqui no nosso blog!
VEJA: Ganhe mais de R$ 6 mil através de vagas no Concurso Correios!
Olá, me chamo Giuliane, sou bacharel em Direito pela UNOESC e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado trazendo notícias relevantes a sua vida!