O SouGov é o canal de atendimento e serviços destinado a servidores e outras pessoas que recebem benefícios previdenciários do Governo Federal.
Já faz alguns anos que para o servidor público federal, por exemplo, obter seu contracheque, o mesmo precisa usar os meios digitais.
Atualmente, o aplicativo SouGov br é a ferramenta usada para isso, neste texto você confere como entrar nesse portal, dentre outras dicas.
SouGov: Como ter acesso?
Para ter acesso ao portal SouGov, você deve:
- Acessar o site
- Ir no botão “Entrar com gov.br”
- Informar seu CPF e clicar em “Continuar”
- Digitar sua senha “Gov.br”.
Usando o celular os passos para acessar a plataforma são os seguintes:
- Na Play Store ou App Store pesquise “SouGov”
- Baixe e abra o aplicativo
- Use seu CPF e sua senha “Gov.br” para fazer o login.
O objetivo desta plataforma é trazer mais praticidade aos servidores, servidoras, pensionistas e aposentados vinculados à rede federal.
Ela também pode ser acessada por anistiados políticos ligados ao Poder Executivo Civil.
Para ter acesso, é necessário ter uma senha no sistema Gov.br, este cadastro é utilizado em todos os portais geridos pelo Governo Federal, tais como CNH Digital, e-Eleitor e Conecte SUS.
Na plataforma os servidores públicos federais (da ativa), aposentados e pensionistas têm à disposição muitas funcionalidades.
A interface é diferente para esses grupos, veja alguns exemplos de serviços disponíveis abaixo.
Serviços para aposentados e pensionistas:
- Cadastro e alterações bancárias
- Extrato para declaração do imposto de renda
- Contracheque
- Endereços das unidades de gestão
- Prova de vida
- Declarações
- Prévias do contracheque e do 13° salário, dentre outros.
Serviços para servidores da ativa:
- Cadastro e alterações bancárias
- Extrato para declaração do imposto de renda
- Contracheque (resumido ou com detalhamento)
- Endereços das unidades de gestão
- Carteira funcional
- Atendimento virtual
- Consulta a dados funcionais
- Consulta a pensão alimentícia
- Prévia do contracheque e do 13º salário
- Consulta a afastamentos, dentre outros.
Essa plataforma também tem ambiente específico para líderes de repartições, por exemplo, e para os ex-servidores.
Um serviço que pode ser utilizado por todos são as consignações, a plataforma permite a consulta e a autorização de empréstimos consignados.
Como criar uma conta Gov.br?
No celular o passo a passo para fazer sua conta Gov.br é:
- Vá a loja de aplicativo (Play Store ou App Store)
- Pesquise “Gov.br” e instale o app
- Depois do download é necessário informar o CPF e apertar em “Continuar”
- É necessário preencher alguns dados (tenha em mãos RG e Título de Eleitor)
- Para fazer uma conta mais segura, realize a “Leitura Facial”
- A senha deve conter letras, números e símbolos.
O mesmo cadastro também pode ser feito na web.
Após concluir o cadastro do Gov.br, você pode entrar na plataforma.
Assim, você opta por utilizar o computador ou smartphone, lembre-se de anotar (em local seguro) a senha do Gov.br.
Ao solicitar a recuperação do login, o nível de segurança da conta volta para o Bronze, que tem limites de serviços disponíveis.
Para retornar ao Prata e/ou Ouro será preciso refazer a leitura facial ou outros meios disponibilizados pela plataforma.
Isso é importante, pois no nível básico não é possível utilizar todas as funcionalidades da ferramenta, como baixar documentos e solicitar serviços de atendimento.
Por outro lado, você pode atualizar a senha sempre que desejar, é uma maneira de conferir como está o cadastro e aumentar a segurança da conta.
Qualquer dificuldade para criar o login SouGov, o servidor, aposentado e pensionista federal, deve procurar uma unidade de gestão de pessoas em sua cidade.
Para acompanhar mais informações sobre portais do Governo Federal e outros assuntos, leia as demais publicações do blog!
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