whatsapp
Publicidade

Mutirão para negociação de dívidas com bancos! Veja quando vai ocorrer

Publicidade
Compartilhe com seus amigos e familiares:

Ao longo do mês, os endividados terão a oportunidade de fazer uma negociação de dívidas e limpar o nome.

Do dia 1 ao 30 de novembro, será realizado o segundo mutirão de orientação financeira deste ano em ação conjunta do Banco Central, Febraban, Senacon e Procons de todo o Brasil.

Publicidade

Esta ação oferece a oportunidade de renegociar débitos com descontos e parcelamentos que cabem no seu orçamento.

Pessoas físicas com débitos vencidos com instituições financeiras, como bancos, podem participar da ajuda mútua, desde que as dívidas não estejam vinculadas aos bens dados em garantia.

Conheça a seguir mais informações a respeito da negociação de dívidas no decorrer desse artigo.

Negociação de dívidas com bancos: Como fazer?

A negociação de dívidas pode ser feita através das instituições bancárias ou por meio do portal consumidor, que é um serviço público grátis que conecta empresas e clientes para resolução de conflitos.

A instituição bancária possui 10 dias para fazer a análise do pedido e fazer uma recomendação, observe o que pode ser feito em cada situação:

1. Entrar em contato direto com o banco

Use os canais oficiais para entrar em contato com a sua instituição bancária ou financeira e informe quais dívidas você gostaria de quitar.

Pergunte quais condições são oferecidas e peça para assinar um acordo negociado caso concorde com o que está sendo oferecido.

Se discordar, faça uma contraproposta para fechar um negócio que caiba no seu orçamento.

2. Através do link do portal consumidor

Acesse a página utilizando a sua conta Gov.br prata ou ouro:

  1. Verifique se a financeira ou instituição bancária está cadastrada
  2. Clique em “Registrar Reclamação”
  3. No campo “Dúvidas” selecione a opção “Renegociação de Dívida/Parcelamento”.

No site oficial do mutirão, tem um link para o Registrato, sistema do banco central por meio do qual o consumidor pode consultar a lista de débitos em seu nome no banco, no chamado Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).

Na mesma página, também são fornecidos os contatos de todas as instituições bancárias participantes do grupo de trabalho.

negociação de dívidas

Quais débitos podem ser negociados?

É possível fazer a negociação de qualquer débito vencido de banco ou instituição financeira, excluindo garantias (imóveis, automóveis e motos).

Você pode negociar também débitos de cheque especial, cartão de crédito, empréstimo consignado e outros tipos de crédito.

No entanto, não serão aceitas negociações contratuais sincronizadas com o parcelamento.

Para saber se está com o nome sujo e aproveitar para fazer a negociação, é preciso ter acesso à plataforma registrato do Banco Central.

Lá é possível consultar sobre financiamentos e empréstimos gratuitos em seu nome, além de outras informações sobre seu relacionamento com instituições financeiras, como contas correntes, investimentos e chaves PIX.

Neste ano, um mutirão vai alertar os cidadãos para o excesso de endividamento e a possibilidade de exigir a negociação das dívidas, conforme prevê a Lei 14.181/21.

Por lei, o cidadão superendividado tem o direito de renegociar a totalidade de sua dívida com todos os credores simultaneamente.

Segundo o Banco Central, esse é um acordo mais favorável do que negociar a dívida com cada banco.

O BC orienta quem suspeita de superendividamento a não trabalhar em conjunto para renegociar a dívida.

As pessoas devem buscar ajuda especializada na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor.

No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos com 25 dias de atraso.

Segundo o BC, o endividamento das famílias no Sistema Financeiro do Estado (SFN) atingiu 52,9% da renda disponível das famílias em agosto.

A medida definida como o valor presente da dívida e rendimentos em 12 meses, caiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mas subiu 3,5 pontos percentuais no período de 12 meses.

O comprometimento da renda, parcela mensal dividida pela renda mensal das famílias, atingiu 29,4% em agosto, o maior nível desde o início da série, em 2005.

O indicador subiu 0,8 ponto percentual em relação a julho e 3,9 ponto percentual em 12 meses.

Essas são as informações sobre o mutirão para negociação de dívidas, para mais detalhes sobre o assunto acompanhe o nosso blog!

Compartilhe com seus amigos e familiares:
Publicidade