Procurando por seguro viagem?? Então você veio ao lugar certo!
Reunimos aqui as principais informações para você escolher o melhor seguro viagem e poder viajar tranquilo.
Confira como funciona o seguro viagem, como escolher o seu, veja as melhores promoções e decida sem medo.
O que é o Seguro Viagem?
O seguro viagem é um serviço presta suporte ao viajante e o assegura de diversos tipos de problemas que podem ocorrer durante sua viagem, deixando-a mais tranquila e segura.
Imprevistos acontecem, e o seguro viagem ser justamente para isso, para solucioná-los.
É importante e aconselhável ter um seguro quando for viajar. Para alguns destinos, este item chega a ser até obrigatório.
Veja também: Receba os Valores do Registrato AGORA!
Afinal, para que serve o Seguro Viagem?
Basicamente o seguro vai evitar um monte de problemas para você, além de proporcionar uma grande economia.
Nada pior do que ficar semanas ou meses planejando a tão sonhada viagem de férias, e quando chega a hora, algo ruim acontece.
É para casos exatamente como esses que o seguro viagem existe. Ele vai garantir sua tranquilidade e segurança enquanto estiver fora de casa.
Em várias situações, podem ser oferecidas assistências ou indenizações para suavizar o efeito desses imprevistos.
Se considerar quanto custa um seguro viagem com quanto um imprevisto ou acidente pode custar, uma das principais vantagens da contratação é a economia.
É claro que não pagar o seguro pode ser mais barato, porém, as indenizações e assistências que pode receber compensam e muito o preço da contratação.
Em alguns lugares o atendimento médico é extremamente caro, como por exemplo nos Estados Unidos, onde uma internação pode chegar a 3.500 dólares. Nesse caso, o seguro que cobre a assistência médica compensa e muito, já que o valor diário para lá gira em torno de 20 reais por dia.
Além disso, o seguro viagem cobre transtornos com bagagens perdidas, voos cancelados e muitos mais, o que facilita muito sua viagem.
Qual é a cobertura básica de um seguro viagem?
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta seguros no Brasil, há itens que são obrigatórios e precisam estar na lista do que o seguro viagem cobre.
Assim, estes itens estão presentes em todos os pacotes do mercado, do mais simples ao mais completo.
De acordo com a Portaria 315, todo seguro de viagem precisa oferecer cobertura para:
1. Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita;
2. Regresso sanitário, também chamado de repatriação;
3. Traslado médico;
4. Traslado do corpo;
5. Morte em viagem;
6. Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem;
Despesas médicas, hospitalares e odontológicas
Este é o item mais comum presente e principal em seguros viagem, sejam nacionais ou internacionais.
Geralmente este tipo de serviço é com cobertura. Isso quer dizer que se for necessário algum atendimento médico-hospitalar ou odontológico durante a viagem, os custos serão pagos ou reembolsados dentro do limite da cobertura contratada para ressarcimento.
Regresso sanitário
Esta cobertura cobre a indenização, também dentro dos limites estipulados no contrato, pelo retorno do segurado ao país de origem.
Isso cobre todos os custos necessários para garantir um retorno tranquilo para você.
Se necessitar de devolver o produto, pode contactar a seguradora, mas não é possível através dos meios normais.
Por exemplo, se um cliente sofrer um acidente pessoal ou doença, desde que esteja estipulado no contrato, levará a esta situação.
Traslado médico
A cobertura para transferências médicas também está relacionada ao reembolso de despesas de transporte, mas essas despesas são necessárias para atendimento médico ou hospitalar.
Isso inclui a remoção e transporte do segurado até a clínica ou hospital mais próximo que possa atendê-lo.
Verifique também as condições previstas no contrato, que definem que a causa deve ser decorrente de acidente pessoal ou doença, e informe o valor máximo coberto nestes casos!
Essa cobertura sempre acompanha as indenizações para DMH ou DMHO – Despesas Médicas, Hospitalares e/ou Odontológicas!
Traslado de Corpo
Em caso de falecimento durante a viagem, esta cobertura garante o pagamento a um ou mais beneficiários indicados na apólice.
Esta compensação pode ser na forma de um único ou renda. A cobertura pode cobrir apenas a morte acidental durante a viagem, mas também pode cobrir a morte por causas naturais.
Então confira as condições e valores no seu contrato com a seguradora! A compensação também pode ser fornecida pelo transporte necessário para realizar o funeral, incluindo todos os itens necessários para o funeral.
Essa cobertura pode ser oferecida com o nome de Traslado de Corpo.
Invalidez por acidente
Neste caso, também é prevista uma indemnização em caso de acidente de viagem, mas resulte em invalidez permanente parcial ou total.
É definida como a perda, redução ou incapacidade funcional permanente de membro ou órgão definido na apólice.
Confira também as condições estabelecidas no contrato para que essa assistência seja realizada sem problemas!
Que outras coberturas existem no seguro viagem?
Além dos itens obrigatórios da portaria citada, os planos de seguro viagem podem fornecer, de modo facultativo, várias outras coberturas.
Alguns exemplos são:
- Extravio, furto, roubo, ou dano em bagagens.
- Regresso antecipado no caso de cancelamento da viagem.
- Funeral, em caso de morte no período da viagem.
- Coberturas especiais.
Quando o que o seguro viagem cobre inclui problemas com voo e bagagem, o usuário terá uma apólice que garante o ressarcimento de determinado valor.
Em casos de coberturas especiais, o usuário pode contemplar, por exemplo, cobertura médica para prática de esportes, para gestantes ou até mesmo fisioterapia.
E quais são os riscos que o seguro viagem não cobre?
Existem sim alguns itens que o seguro viagem não cobre, confira agora quais são.
Dentre os itens não inclusos, podemos listar despesas médico-hospitalares decorrentes de atividades de muito risco, como esportes radicais, a menos que seja contratado um plano específico para isso.
O mesmo pode ocorrer com alguns fenômenos naturais, como furacões ou tsunamis.
Exames médicos de rotina, psicológicos ou psiquiátricos também usualmente não são incluídos.
Por fim, tenha cuidado ao transportar itens pessoais, como documentos, cartões de crédito e jóias de família, em sua bagagem, pois estes não são repostos.
Normalmente o que acontece é o pagamento de uma indenização baseada no peso, em quilos, da bagagem perdida, até um certo limite estabelecido.
Seguro Viagem Internacional e Nacional
O seguro viagem costuma ser válido no país ou continente contratado. Portanto, se você contratar um seguro para o Brasil, ele não será válido para viagens fora da região!
O plano para o espaço Schengen precisa ser válido para qualquer país incluído no tratado, pois existem regulamentos entre eles!
Outra diferença é que, conforme mencionado acima, o seguro viagem nacional deve cobrir pelo menos um dos itens listados.
Além disso, o seguro internacional deve sempre incluir os itens 1, 2, 3 e 4 em suas coberturas.
Posto isto, é obrigatório o seguro de despesas médicas, hospitalares e/ou dentárias, declarações de saúde, restos mortais e transferências médicas.
Como funciona o seguro viagem?
A partir do momento em que começa a sua viagem, o seu seguro está em vigor e pode ser ativado de acordo com os termos do contrato.
Então, basta seguir o plano! Se algum dos eventos descritos no seu seguro de viagem ocorrer, você pode entrar em contato com a companhia de seguros.
Mesmo se você estiver viajando para o exterior, não se preocupe porque falamos português em qualquer lugar do mundo! Em seguida, serão tomadas medidas para garantir que seu problema seja resolvido da melhor maneira possível.
Seja um acidente com bagagem, cancelamento de voo ou um acidente grave, conforme determinado antes da viagem!
O seu plano deve ser contratado antes de a viagem se iniciar. Muitas seguradoras podem não aceitar fazê-lo para uma viagem que está em andamento.
Idealmente, o planejamento deve começar algumas semanas, ou até mesmo meses antes!
Afinal, é muito bom ter um tempo para pesquisar os preços e condições de cada seguradora e ler atentamente o contrato!
Mas o prazo limite para fazer a contratação costuma ser de 48 horas, de 24 horas ou até o momento do embarque.
NOTÍCIA URGENTE: Saque do Saldo FGTS LIBERADO! Confira Aqui!
Olá, me chamo Giuliane, sou bacharel em Direito pela UNOESC e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado trazendo notícias relevantes a sua vida!