Todos os proprietários de veículos são obrigados a pagar o IPVA 2023.
As taxas são aplicadas anualmente sobre o valor de mercado do veículo, conforme definido pela legislação estadual.
Segundo o site Valor Investe, o IPVA pode ficar 10% mais caro em 2023.
Descubra como saudar esta dívida no ano que vem, quanto irá aumentar, qual é a forma de pagamento, entre outras informações sobre o IPVA 2023.
IPVA 2023: Os valores vão aumentar?
Tendo em conta os ganhos, considera-se a inflação e prevê-se que termine o ano entre 5% e 6%, o valor do IPVA 2023 também será reajustado.
A estimativa de aumento de impostos no próximo ano ficará em torno de 3% a 4%.
Por exemplo, o crescimento das tabelas Fipe de carros usados manteve-se constante nos últimos dois anos.
Embora a tendência seja estável, o aumento acumulado até setembro afetará diretamente a arrecadação do imposto para o ano que vem.
Apesar desses índices, é cedo para determinar o valor exato do aumento do imposto.
Como ainda não é possível saber quanto será o IPVA em 2023, e como não foi divulgado o valor de mercado dos veículos utilizados no cálculo da base de cálculo, a única opção é fazer uma simulação.
Este método pode ajudar a calcular o valor antecipadamente para preparar bolsos.
Basicamente, o valor de mercado do veículo é multiplicado pela taxa do imposto sob veículo que é cobrada no estado do proprietário.
Por exemplo, um carro de passeio registrado em São Paulo com valor de R$ 40.000,00 na tabela Fipe pagará cerca de R$ 1.600,00 de imposto até 2023.
Nesse estado, a alíquota é de 4%, observe que esta é uma simulação e os valores reais serão divulgados por estados individuais em breve.
Partes da população não são obrigadas a pagar o IPVA devido ao proprietário ou condição do veículo, os requisitos variam de acordo com o estado:
- Isenção por 10 anos ou mais: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima
- Isenções por 15 anos ou mais: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro
- Isenção por 18 anos ou mais: Mato Grosso
- Isenção por 20 anos ou mais: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul Isenção para maiores de 23 anos: Alagoas
- Isenção por 30 anos ou mais: Santa Catarina.
Como fazer o pagamento do imposto sob veículos?
A forma de pagamento do IPVA depende da organização de cada estado.
Isso significa que cada Sefaz define em quantas parcelas o imposto pode ser quitado, se haverá desconto e o vencimento das parcelas.
Por isso, o ideal é estar sempre atento a quais informações o seu estado está compartilhando, os seguintes métodos de pagamento estão disponíveis:
- Parcelamento do valor total (até dez parcelas em alguns estados)
- Para pagamentos à vista, há um desconto sobre o valor total.
Os interessados em consultar o valor, forma de pagamento e calendário do IPVA poderão fazê-lo a partir de janeiro, o processo ocorre apenas online pelo site da Sefaz.
No portal do Detran (Departamento Nacional de Transportes) também constam outros pagamentos, como taxas de licenciamento e multas, veja como verificar:
- Visite o site da Secretaria da Fazenda do seu estado
- Selecione “Cidadão/Contribuinte” e depois “IPVA”
- Agora, selecione “Verificar Dívida”
- preencha as informações solicitadas
- Verifique o valor do imposto.
Outro ponto que a Sefaz não pode adiantar é a forma de pagamento do IPVA.
A princípio, não se sabia se o governo manteria a extensão do desconto no pagamento à vista (de 3% para 9%) e a possibilidade de pagar em cinco ou três parcelas.
Para mitigar os efeitos negativos que houve em 2022 e da crise econômica do país, o governo também melhorou as condições para quem se dispuser a pagar o tributo integral em fevereiro, neste caso, 5% do valor total do imposto é deduzido.
Isso não é garantido no ano fiscal de 2023, mesmo sem calendário oficial, a Sefaz deve começar a recolher o imposto sob veículos dos contribuintes para veículos com placas terminadas em 1º na primeira semana de janeiro.
Assim, os pagamentos deverão continuar a ser centralizados nas redes bancárias credenciadas.
Para ficar isento do imposto, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Além disso, o IPVA 2023 pode ser pago pela internet, terminais de autoatendimento ou casas lotéricas, etc.
Para ficar atento as novidades sobre esse imposto, acompanhe os artigos do nosso blog!
Publicado por um dos redatores oficiais do Portal Cidadão Br, com o objetivo de manter você sempre bem informado com conteúdo exclusivo e original!