Morar sozinho é uma escolha cada vez mais comum, especialmente nas grandes cidades, mas será que o governo tem opções de benefícios para quem mora sozinho?
Essa decisão traz uma série de benefícios, desde a autonomia pessoal até a elegibilidade para certos auxílios governamentais.
Segundo o site do G1, mais de 12 milhões de brasileiros moram sozinhos.
Aqui, exploraremos mais sobre os benefícios para quem mora sozinho ofertados pelo governo e como aderir a eles, continue a leitura!
Benefícios para quem mora sozinho!
Entre os benefícios para quem mora sozinho, temos diversas opções para famílias unipessoais, veja alguns deles:
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): que garante 1 salário mínimo para quem vive com renda de no máximo 1/4 do salário mínimo, tem mais de 65 anos ou tem incapacidade física ou mental
- Bolsa Família: que garante R$ 600,00 para quem tem renda familiar de no máximo R$ 218,00 por pessoa
- Tarifa Social: ofertando desconto de até 65% no valor da conta de energia elétrica para quem tem renda de no máximo meio salário mínimo por mês
- Isenção em concursos públicos e vestibulares: sendo necessário ter renda de no máximo dois salários mínimos por mês.
Além desses, outros podem ser o benefícios disponíveis para quem mora sozinho, alguns requerem critérios mais específicos.
Estudantes, por exemplo, podem conseguir isenção de taxas no ENEM, Encceja ou até mesmo ingressos em programas para a categoria.
ATENÇÃO: Novo PL pode garantir desconto na renovação da CNH para idosos! Entenda aqui!
Onde posso aderir a esses benefícios?
Para acessar esses benefícios, o primeiro passo é inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Este cadastro é uma ferramenta utilizada pelo governo para identificar e incluir famílias de baixa renda em programas sociais.
Para se inscrever no Cadastro Único, você deve visitar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Lá, você preencherá um formulário e fornecerá documentos que comprovem sua situação de renda e residência.
É importante ter todos os documentos necessários em mãos, como identidade, CPF, comprovante de residência e comprovantes de renda.
Após o registro, dependendo de sua situação econômica, você pode ter direito a vários benefícios.
Por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) oferece um salário mínimo mensal para idosos ou pessoas com deficiência de baixa renda.
Outros programas, como o Bolsa Família, proporcionam um complemento de renda para ajudar no sustento diário.
Esses são alguns dos benefícios para quem mora sozinho que você poderá ter acesso, lembre-se de comparecer ao CREA mais próximo para fazer a adesão a eles.
Novos conteúdos sobre benefícios para o cidadão, podem ser acompanhados acessando o nosso blog!
CONFIRA: Em quais cidades o Caminhão do Cidadão irá percorrer no Ceará!
Olá, me chamo Giuliane, sou bacharel em Direito pela UNOESC e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado trazendo notícias relevantes a sua vida!