A licença maternidade é paga pela empresa ou pelo INSS?

O que é a licença maternidade?

Quem paga o benefício?

Veja no próximo story!

O que é a licença maternidade?

A licença maternidade é um benefício que garante às mães um período de afastamento remunerado do trabalho após o nascimento do bebê.

Quer saber quem paga o benefício?

Acesse o artigo completo e descubra se a licença maternidade é paga pela empresa ou pelo INSS! Não perca essas informações essenciais!

Qual é a duração da licença maternidade?

A licença maternidade dura 120 dias, podendo ser estendida em algumas situações, como em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã.

Quem paga durante a licença maternidade?

O INSS é responsável pelo pagamento do benefício, mas, em muitos casos, o repasse é feito diretamente pela empresa à empregada.

Como a empresa recebe o valor?

A empresa compensa o valor pago à trabalhadora no recolhimento de impostos e contribuições ao INSS, seguindo regras específicas.

Quais trabalhadoras têm direito?

Todas as mulheres com carteira assinada, contribuintes individuais ou facultativas do INSS têm direito à licença maternidade.

E se a trabalhadora estiver desempregada?

Se a mãe estiver recebendo o seguro-desemprego ou for segurada do INSS, ela ainda pode solicitar o benefício diretamente ao instituto.

Documentos necessários para solicitar?

Certidão de nascimento ou atestado médico são fundamentais para solicitar o benefício.

Quais são os direitos da mãe?

Além da licença, a mãe tem estabilidade no emprego durante a gravidez e até cinco meses após o parto, salvo exceções legais.

A licença maternidade vale para mães adotivas?

Sim! Mães adotivas também têm direito à licença maternidade, com a mesma duração e benefícios previstos para mães biológicas.