Terremoto em São Paulo!

Será que pode acontecer denovo?

Afinal foi um terremoto?

Segundo cita para o site G1, José Roberto do Centro de Sismologia da USP declara que: “Os tremores que acontecem no Brasil não são considerados terremotos. Terremoto é quando é catastrófico. Mas esses tremores que acontecem no meio das placas tectônicas, em uma condição intraplaca [como no caso do Brasil], de magnitude 2 ou 3, são mais costumeiros”.

Entenda a escala Richter!

Até 2,9: somente detectado por sismógrafo Entre 3 e 3,9: é sentido por humanos, dificilmente causa danos materiai Entre 4 e 5,9: objetos dentro de casa podem cair e ocorrer danos em edifícios antigo Entre 6 e 6,9: causa possivelmente devastação em uma área de cerca de 200 km distante do epicentro Entre 7 e 8,9: causa danos sérios nas grandes áreas e costuma ter uma longa duração Entre 9 e 9,9: provoca devastação em áreas de milhares de quilômetros do epicentro Acima de 10: nunca foi registrado pela humanidade.

Onde ocorreram os tremores?

“O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais”. 

O que causou os tremores?

Doi resultado de uma falha geológica subterrânea que se rompeu repentinamente, assim acabou liberando energia acumulada ao longo do tempo. 

Como se proteger em casos de terremoto?

– Se você está dentro de um imóvel, permaneça dentro dele – Se estiver fora de um imóvel, permaneça fora dele – Não corra entre os cômodos do ambiente em que está – Cubra-se embaixo de algum móvel (como uma mesa), agachado com as mãos sobre a cabeça e o pescoço – Aguarde o tremor passar e esteja preparado para mover o objeto utilizado para se cobrir.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO!